Regionalização do turismo foi tema de encontro em Ilha Comprida

 

07/março/2014
 

Ilha Comprida

 

“Aqui começou a nascer o embrião do turismo sustentável no Vale do Ribeira”. Com essa afirmação, o prefeito José Cândido Macedo, presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar) abriu, na sexta-feira, o seminário “Regionalização do Turismo no Vale do Ribeira – Câmara Temática Copa 2014”. O evento, realizado no Iate Club Ilha Comprida, reuniu, além de prefeitos, representantes da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH – SP), Sebrae e Conselho Estadual do Turismo. O deputado Samuel Moreira foi representado pelo assessor Felipe Raphael.

O presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, fez uma explanação sobre o potencial da indústria turística no mundo, no Brasil e no Estado de São Paulo, explicando que a regionalização fortalece a indústria do turismo. Ele falou sobre a necessidade do Vale do Ribeira elaborar um Plano Diretor de Turismo Regional, criar a identidade da região e atrair investimentos para as áreas de hotelaria, turismo receptivo, alta gastronomia, cultura e sustentabilidade. “O Vale do Ribeira pode ganhar  muito com o turismo”, afirmou.

O presidente da ABIH-SP também falou sobre os investimentos superlativos que envolvem a Copa do Mundo em São Paulo, onde 1,2 milhões de brasileiros e 285 milhões de estrangeiros circularão durante o evento. Doze cidades paulistas – Águas de Lindoia, Campinas, Cotia, Guarujá, Mogi das Cruzes, Itu, Guarulhos, Porto Feliz, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo e Sorocaba – sediarão delegações de 15 das 32 seleções participantes da Copa.

O superintendente do Codivar, Wilber Rossini, revelou que o Consórcio trabalhará a marca Vale do Ribeira, organização das cadeias produtivas com criação de um circuito turístico integrado, fortalecimento do turismo rural e da agricultura familiar. Rossini informou, ainda, que o jornal Nikkei se comprometeu a incluir a região num aplicativo que será desenvolvido para os japoneses que visitarão o Brasil durante a Copa.

A gerente regional do Sebrae-SP, Cláudia Bilche, também reforçou a ideia de que “turismo não se faz individualmente”, lembrando a necessidade de integração entre empresários da rede hoteleira e dos meios de alimentação fora do lar, artesãos, produtores rurais, operadores de turismo, monitores ambientais e representantes de entidades do terceiro setor e do poder público dos municípios para fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva regional do turismo.

No evento teve também o lançamento regional e a distribuição do Guia de Orientação Local (GOL), publicação elaborada pelo Comitê Paulista da Copa para estimular a participação das cidades paulistas na Copa.

 
 

Participantes | Além do prefeito anfitrião, Décio Ventura, e do presidente do Codivar, José Macedo (Jacupiranga), participaram do encontro os prefeitos Tony Ribeiro (Iguape), Pedrinho Dias (Cananéia), Eduardo Fouquet (Eldorado), Rejane Silva (Itariri), Gilson Fantin (Registro), Merce Hojeije (Juquiá) e Marco Aurélio (Itanhaém). Também presentes representantes da Sutaco, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e empresários do setor hoteleiro da região, entre outras autoridades e representantes de diversas instituições.

 
 
 

 

Publicações relacionadas