26Set

Brasil tem novo sistema de classificação de hoteis por estrelas

São Paulo tem dois hoteis classificados com cinco estrelas. Para merecer cada estrela, os hoteis vão passar por analises rigorosas

 

As estrelas mudaram. Foi lançado na terça-feira (25) o novo sistema de classificação dos hotéis brasileiros. São Paulo tem dois hoteis classificados com cinco estrelas. Para merecer cada estrela, os hoteis vão passar por análises rigorosas.

Para saber quantas estrelas o hotel vai ter, serão avaliados entre outros itens, a estrutura, a qualidade dos serviços, banheiros, tamanho dos quartos e até atividades sustentáveis.

“Reuso de água, adoção de fonte alternativa de energia, coleta seletiva de lixo, uma série de aspectos relacionados a sustentabilidade, como forma de dar a nossa contribuição para proteção do meio ambiente”, explica Leonardo Rocha, diretor do Inmetro.

Os primeiros 19 hoteis já receberam placas com as suas estrelas. Uma das suítes de um hotel cinco estrelas de São Paulo tem 109 metros quadrados e dois ambientes. A diária custa R$ 5 mil. A suíte tem vista para a Ponte Estaiada, um dos cartões postais da capital.

O diretor do hotel acredita que as estrelas vão auxiliar os hóspedes daqui e os do exterior.

“Agora tem um sistema do padrão internacional. Então, o cliente que vem da China sabe o que é um hotel 5 estrelas e um 2 estrelas. Ele sabe o que esperar do hotel”, aponta Thierry Guillot.

Uma pousada em Cabo Frio, no Rio De Janeiro, já conseguiu duas estrelas e o dono quer mais. “Pretendo agora daqui a 6 meses, tentar me habilitar a 3 estrelas novamente tentando me enquadrar nos itens que eu tenho que melhorar para poder passar para outra classificação”, conta Sérgio Azevedo.

Os empresários acreditam que o consumidor será beneficiado.

“Isso é bom porque informa de uma forma correta qual é a categoria de cada hotel. Então, ele pode procurar no mercado o padrão que ele quer para o bolso que ele quer”, diz Bruno Hideo Omori, presidente da Associação Brasileira Ind. Hoteis – SP.

“Se não tem a classificação, de repente você entra naquela de gato por lebre, o que não é agradável para ninguém”, aponta o engenheiro João Carlos Simões.
 

FONTE. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/09/brasil-tem-novo-sistema-de-classificacao-de-hoteis-por-estrelas.html


Deixe seu comentário

Consulte nossa parceira da ABIH/SP

 

Associados

Selecione a cidade

Ou escolha por ordem alfabética

  • UBRAFE
  • São Paulo é tudo de bom
  • MW Way
  • RENT MY BRAIN
  • ABIH
  • Compre o Certificado Digital com desconto
  • Turismo Paulista
  • IDTCEMA