Conotel abre com balanço e metas para gestão da ABIH Nacional

Entre os objetivos do dirigente, Enrico Fermi, está o alcance de dez mil associados até 2015

 

Reeleito presidente da ABIH Nacional no final do ano passado, Enrico Fermi comandou a abertura da 56ª edição do Congresso Nacional da Hotelaria (Conotel 2014) fazendo um balanço da primeira gestão. O fortalecimento da entidade e a disseminação da cultura do associativismo no setor foram alguns dos pontos ressaltados.

Desde que assumiu a ABIH, em 2010, Fermi ampliou o número de associados de 1.218 para 3.983, mas quer alcançar pelo menos 40% dos meios de hospedagem brasileiros – 28,5 mil, segundo último levantamento da entidade – o que significa mais que dobrar a plataforma atual. Reforçar a presença da entidade regionalmente, segundo Fermi, é um caminho para a superação desse desafio. Hoje a entidade está representada em 26 capitais, com oito escritórios regionais e espera abrir outros dez até o final de junho deste ano.

Parceiro de Fermi na organização do Conotel, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, ressaltou em seu discurso a relevância do Turismo como gerador de emprego e renda para o País e defendeu maior participação dos empresários dos setores que ambas as entidades representam na esfera do governo. A flexibilização dos contratos de trabalho para a atração de jovens mais capacitados para estes mercados e a inclusão do setor de Alimentação no Plano Brasil Maior, do governo federal, são pleitos em que Sampaio prometeu empenho.

Representando o estado anfitrião do Conotel, o presidente da ABIH São Paulo, Bruno Omori, focou nos desafios e oportunidades que virão com a Copa do Mundo e destacou que, nesse sentido, o tema do congresso – A nova hotelaria a partir do hóspede – estimula discussões mais que oportunas.

A cerimônia foi encerrada com homenagens a personalidades que se destacam pela atuação e apoio ao setor. Foram eles a deputada estadual Célia Leão; o presidente da GJP, Guilherme Paulus; o diretor do Grupo Catussaba, Dilson Jathay Fonseca Júnior; o presidente do Grupo Serson/Hotéis Vila Rica e vice-presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Júlio Serson; a empresária e hoteleira mineira, Silvania Capanema; e o presidente da rede Travel Inn, Manuel Gama.

Também participaram da cerimônia oficial o deputado federal Renato Molling; a diretora da São Paulo Turismo (SPTuris), Luciane Leite; e a gerente adjunta da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro Lima.

 

Fonte: https://www.revistahotelnews.com.br/2009/noticia.php?req_url=006&id_noticia=2066

Publicações relacionadas