Regional do Vale do Ribeira é fundada em 20 de Maio de 2014

1º Seminário Regional do Vale do Ribeira reúne o empresariado para assistir a palestras de grandes profissionais do turismo

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis inicia trabalhos do escritório regional no Vale do Ribeira.

Ilha Comprida – Com a presença do presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, do presidente estadual da ABIH/SP, Bruno Omori, prefeitos, vereadores, hoteleiros, representantes de entidades, Câmara Temática do Turismo do CODIVAR e empresas ligadas ao turismo, foi iniciado o trabalho do escritório Regional do Vale do Ribeira da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH/SP), terça-feira 20/05, na Ilha Comprida.

A fundação da regional no Vale do Ribeira aconteceu durante o 1º Seminário Regional de Turismo do CODIVAR realizado no auditório da Escola Meu Recanto, na Ilha Comprida. A ABIH é a entidade mais importante e representativa da indústria hoteleira nacional. O empresário Wanderlei Fogaça, do Iate Park Hotel, da Ilha Comprida, foi indicado presidente da entidade, que será assistido pelo empresário Ivan Marques, do Hotel Suzyellem, de Jacupiranga e Vandir de Andrade Júnior, da Pousada da Diva, em Iporanga.

Otimista com a organização regional da categoria e o ingresso na ABIH, Wanderlei Fogaça quer traçar estratégias para o fortalecimento regional do turismo e a valorização do potencial da região, sem prejuízo da discussão da valorização da pesca esportiva que é o ramo que cresce mais de 20% ao ano e não tem incentivo do poder público.

Ao destacar a importância da regional da ABIH no Vale, o presidente nacional da entidade, Enrico Fermi, afirmou que este pode ser o momento de transformação do destino de uma região, “Só com participação a gente pode mudar uma história”. Ele convidou os hoteleiros a se unirem à regional. Segundo ele, a ABIH tem como um dos principais focos de trabalho os hotéis de pequeno porte (até 50 apartamentos). “São hotéis que tem a nossa cara, o nosso perfil, são os objetivos de nossas ações”, disse.

Fermi anunciou o novo momento da entidade, de agregar novos associados. “Quando assumi, em 2010, tínhamos 1122 associados. Hoje, temos 3.983 pessoas e queremos chegar a “10 mil Precisamos semear a cultura do associativismo,” destacou. Para ele, só com organização e união é possível mudar realidades: “Precisamos tornar realidade o potencial turístico dessa região”.

Em sua palestra, o presidente estadual da ABIH/SP, Bruno Omori, abordou as ações da entidade junto aos governos federal, estaduais e municipais , iniciativa privada e estratégias para o constante fortalecimento do turismo. O representante da Secretaria Estadual de Turismo, Vanilson Fickert, falou sobre os projetos turísticos do Estado de São Paulo para o Vale e o desenvolvimento do projeto de regionalização do turismo e criação de circuito turístico para o vale do ribeira na Câmara temática do turismo do CODIVAR. Participaram das palestras o Médico Dr Jô Furlan, com uma apresentação motivacional sobre inteligência do sucesso, Tobia Ferraro sobre sustentabilidade do turismo, Lilian Cordeiro da SABRE – Canais de distribuições eletrônicas na hotelaria. Foram expostos artesanato da Ilha, do ponto de cultura de Iguape e da casa do Artesão de Jacupiranga, fortalecendo os artesãos da região.

O Seminário contou com a presença dos prefeitos de Juquitiba, Francisco Junior, de Juquiá, Mohsen Hojeije, e Eldorado, Eduardo Fouquet, do presidente da Câmara da Ilha Comprida, Miguel da Silva Talada, vice-prefeita de Iguape, Lumi Cabral, vereadores e diretores dos municípios. O Seminário de Turismo foi realizado pelo CODIVAR com apoio dos municípios de Ilha Comprida, Iguape, Casa do Artesão de Jacupiranga e da ABIH/SP que destacaram a importante contribuição dos diretores de turismo Christine Hudson de Ilha Comprida e Wander Bernardino de Iguape.

Fonte: https://www.codivar.org.br/1o-seminario-de-turismo-do-codivar/

Publicações relacionadas