A importância do fluxo de caixa e ainda, Turismo – o grande legado da Copa para São Paulo

ABIH-SP faz entrevista ao jornal “Diário do Grande ABC” e afirma que Turismo será o maior legado da Copa.

Por definição, fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira, ou seja, as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa, em um determinado período. Com ele, a gestão de uma empresa é facilitada na medida em que permite saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos.

Segundo o consultor de negócios Anzélio Vidal, o fluxo de caixa indica a posição atual da empresa e a posição que ela terá ao longo de um período, permitindo ao empresário, com base no resultado, saber como reagir em determinada situação. “Se ele perceber, por exemplo, que haverá risco de quebra de caixa, poderá estimular a equipe de vendas a melhorar o seu desempenho e área de compras a renegociar prazo maior de pagamento com os fornecedores.”

O empreendedor deve estar atento ao maior número de detalhes possível a ser considerado na hora de elaborar o seu fluxo de caixa. O primeiro passo é considerar quais são os agentes financeiros da empresa, identificando quem impacta as despesas ou receitas. Em seguida, deve estabelecer qual o período e a frequência desse fluxo, bem como escolher a ferramenta que conterá as informações das contas a pagar e a receber. Muitas empresas efetuam esse controle financeiro com a ajuda de alguns programas de planilhas, como o Microsoft Excel.

O fluxo de caixa é tido como um importante instrumento de avaliação para tomada de decisões e, também, é um indicador de valor do empreendimento, independentemente do seu porte. Por isso é importante que contenha informações reais do movimento da empresa, para que ele possa cumprir suas funções. Com ele, o empreendedor poderá dimensionar seu valor na sua capacidade de pagamento, saber qual o melhor momento para contrair financiamento, comprar bens ou até empreender um novo projeto. Apesar de ser um indicador do movimento passado, o fluxo de caixa serve de instrumento para projetar o crescimento de uma empresa e planejar o futuro. “Por isso, é importante acompanhar o seu histórico”, afirma Vidal.

Turismo: o grande legado da Copa para São Paulo

Segundo avaliação do setor hoteleiro, a expansão do turismo é o grande legado que a Copa do Mundo irá deixar para São Paulo. “Teremos a oportunidade de mostrar o que São Paulo tem de bom, que a cidade não vive só em função dos eventos corporativos, mas também temos excelentes opções culturais e gastronômicas. Além disso, a poucos quilômetros da Capital, é possível encontrar praias paradisíacas, belos cenários nas montanhas, locais históricos e variadas opções de turismo de aventura”, afirma Bruno Omori, presidente da Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo).

A expectativa do Ministério do Turismo é que a cidade deverá receber cerca de 400 mil turistas a mais durante o mês da Copa, entre turistas brasileiros e estrangeiros, jornalistas, organizadores do evento e integrantes das delegações, demanda essa que gerou diversos questionamentos sobre a capacidade da rede hoteleira em atendê-la. Segundo Omori, a cidade oferece 42 mil apartamentos e 105 mil leitos, que ele considera suficientes para este fim. “Mesmo sendo muito boa, a demanda gerada não irá ocupar todos os leitos disponíveis. Se a capacidade do Estádio do Itaquerão gira em torno de 70 mil torcedores e temos 105 mil leitos disponíveis na rede, ainda sobram 35 mil”, diz Omori. 

 

FONTE:

https://www.dgabc.com.br/Noticia/538430/a-importancia-do-fluxo-de-caixa?referencia=mais-lidas

 

 

Publicações relacionadas