ABIH-SP faz balanço e confirma pré-candidatura de Bruno Omori, à ABIH NACIONAL

PORTAL RADAR

Uma das mais tradicionais entidades do mercado de turismo, a ABIH-SP, aos 65 anos, está mais vigorosa do que nunca, agregando redes hoteleiras e hotéis independentes em torno de parcerias que promovam o turismo no Estado e em todo o Brasil.

Depois de ser anfitriã do Conotel, ciente de seu compromisso social e como membro do Conselho Estadual de Turismo, a entidade fez esta semana um balanço de suas atividades no primeiro trimestre de 2015 e destaca diversas atividades importantes como assumir uma cadeira no Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau e outras de caráter institucional, técnico e político descritas abaixo.

•    O novo secretário de turismo do estado, Roberto de Lucena, juntamente com o Conselho Estadual de Turismo, tem a visão de criar um planejamento estratégico para promover o turismo em 4, 10 e até 50 anos e para isso criou uma comissão para sintetizar as propostas e premissas de todas as entidades. A coordenação desta comissão é da ABIH-SP.

•    A recém-criada Frente Parlamentar mista de apoio ao turismo, integrando Senado e Congresso, presidida por Herculano Passos, parceiro de longa data da ABIH desde as articulações da Câmara da Copa em 2008, estará trabalhando em conjunto para apresentar e defender a hotelaria e o turismo no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

•    Do ponto de vista institucional a parceria entre ABIH-SP e Aprecesp tem se consolidado a cada ano e em 2015 conta com novos projetos como o da Tela Interativa onde é possível transmitir informações turísticas das estâncias, do turismo e a hotelaria na cidade.

•    Outro projeto junto com a Aprecesp, este já em andamento, é o do evento itinerante Turismo como Fatos de Desenvolvimento Econômico e Social que deve seguir abrindo oportunidades de integração entre hotéis

•      ABIH-SP lidera junto com ABNT – Associação Brasileira de Normas Tecnicas, a criação de uma campanha envolvendo o IDT/Cema na disseminação do Selo de Acessibilidade ao trade turístico nacional.

•      Estudos para criação de um Selo de Acessibilidade no Mercosul também.

•      Na edição da Equipotel que será realizada em setembro, a ABIH-SP será responsável pela coordenação de uma área de grande expressão dentro da Feira, apresentando todas as ferramentas de acessibilidade para a hotelaria e o turismo. A ação também inclui a Abradef – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Pessoas com Deficiência, promovendo o desenho universal e outros benefícios didáticos como palestras e treinamentos.

•      O Conotel, realizado agora em março, foi prestigiado por hoteleiros do Estado de São Paulo que participaram juntamente com representantes do trade de turismo nacional e diretores das ABIHs regionais, de painéis repletos de conteúdo que traduziram bem o tema do evento: Tradição e Modernidade.

•      A sensação do evento foi a participação do ex-jogador de vôlei, Giba, que está investindo no setor de turismo e se associou à plataforma Gestour. Guilherme Paulus, José Fernandes e seu Campo dos Sonhos e o economista Ricardo Amorim também foram atrações do evento.

•      A plataforma Gestour é um portal interativo de serviços de turismo e a ABIH-SP será responsável pela coordenação do centro de distribuição e comercialização deste projeto junto a hotelaria do estado de São Paulo.

•      Durante o Conotel, ainda, ABIH Nacional e ABHI-São Paulo ainda aderiram ao movimento Acorda Brasil liderado pelo ex-garoto propaganda da C&A, Sebastian, que visa promover o lado bom do Brasil.

•      Em sintonia com a Abracorp – Associação Brasileira das Agências de Viagem Corporativa, está sendo ampliado o projeto BtoB visando integrar especialmente os pequenos meios de hospedagem ao grande mercado corporativo.

•      Liderado pela ABIH-SP, a ação coletiva impetrada pela Trend Coffone, de recuperação de diversos impostos da hotelaria foi aprovado em primeira instância. Até o final do ano a hotelaria do estado de São Paulo estima recuperar aproximadamente 1 bilhão de reais em impostos retroagidos nos últimos 5 anos.

•      Está prevista ainda no primeiro semestre a realização do seminário sobre Turismo como Fator de Desenvolvimento Econômico com o Codivar, consórcio que integra as 25 cidades do vale do ribeira.

•       ABIH-SP também já realizou a primeira reunião do comitê de segurança coordenado pelo Coronel Adilson, da On Time, com a presença de diversas entidades do trade (SPCVB, SPTuris, Senac, redes hoteleiras, AnhembiMorumbi, entre outras). A ação visa estimular ações de segurança preventiva e corretiva em todos os setores da hotelaria.

•      Durante Assembleia do Conselho Deliberativo, ABIH-SP oficializou a pré-candidatura de seu presidente Bruno Omori à eleições de nova diretoria da ABIH Nacional, que ocorrerá em novembro. Amparada no sucesso das parcerias e ações da regional paulista, a plataforma de Omori visa integrar todos os projetos e planejamento regional e ampliar a atuação internacional da ABIH Nacional e defender o interesse da classe.

•      Através de seu presidente Bruno Omori a entidade foi homenageada na Câmara Municipal de São Paulo na premiação Homem de Destaque 2015.

•      Foram promovidas e estreitadas relações políticas e institucionais em audiência com diversos deputados como Herculano Passos, Valter Ioshi, Alex Manente, KeikoOta, Célia Leão, Edmir Chedid, Itamar Borges e Luiz Turco, discutindo ações ligadas a prejetos federais e para o estado.

•      Audiências com o ministro dos Esportes sobre questão das Olimpíadas no Estado e integração do esporte com o turismo e audiência com o ministro Vinícius Lages, do turismo, bem como diversos prefeitos estiveram na agenda do primeiro trimestre da entidade, visando promover a hotelaria com o poder executivo e legislativo.

•      A ABIH-SP recebeu homenagem internacional da Universidade Nacional de San Martin, do Peru, pela contribuição ao Desenvolvimento da cultura, educaçãoa e formação de novos profissionais com responsabilidade social e sustentável.

Até o final do ano, devem ser realizadas 8 reuniões setoriais no interior de São Paulo. A expectativa de Omori é um crescimento no número de associados de 50% em relação ao atual, estimando a taxa de ocupação média/ano de 62,5%.  E crescimento estimado de no máximo 1,5% no faturamento, podendo permanecer estagnado por conta da macro-economia.

Hoje o Estado conta com 182 mil uh, 2550 meios de hospedagem, emprega 105 mil trabalhadores diretos, 140 mil hóspedes ficam hospedados em algum hotel do estado de São Paulo, estima-se um crescimento e estagnado. Podendo chegar a faturamento anual em diária de 7,42, bilhões em 2015 e aproximadamente 1,5 bilhões em alimentos e bebidas em 2015, estimativa.

https://portalradar.com.br/abih-sp-faz-balanco-e-confirma-pre-candidatura-de-bruno-omori-a-abih-nacional/

Publicações relacionadas