Conselho de turismo aposta em regionalização e planejamento

Conselho de Turismo aposta em regionalização e planejamento

Na reunião do Conselho Estadual de Turismo realizada na última terça-feira (13), o diretor técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, efetuou uma síntese da regionalização do setor em solo paulista. Ressaltou que o turismo é trabalhado de forma regional desde o projeto dos Núcleos de Turismo ainda nos anos 90.

“E os primeiros passos foram dados em 2004 com a criação dos Consórcios Municipais, tais como: Circuito das Frutas, Roteiro dos Bandeirantes, Pólo Cuesta, Cavernas da Mata Atlântica, Aventura e Lazer e Águas Paulista”, observou. Já em 2004, foram criadas oito Macrorregiões: Capital Expandida, Centro Norte Paulista, Centro Oeste Paulista, Cuesta-Alto Paranapanema, Entre Rios, Estradas e Bandeiras, Vertente Oceânica Norte e Vertente Oceânica Sul . Segundo Fickert, atualmente São Paulo trabalha o setor nas 15 Macrorregiões com 34 Regiões Turísticas.

“Agora nosso foco é estimular as ações dos Conselhos Regionais de Turismo que foram instituídos em março de 2006, e que se são de caráter consultivo com a finalidade de organizar e promover o desenvolvimento da atividade turística regional”, explicou Fickert.

Por sua vez, o recém-eleito secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo, Bruno Omori, que é presidente da ABIH-SP, fez uma apresentação aos integrantes da entidade com foco em um Planejamento Estratégico, com alguns destaque como: Estruturação e Promoção do Turismo em SP, Projeto de Turismo de SP, Representação Institucional, Regionalização e Câmaras Temáticas.

“Precisamos trabalhar em grupos uma vez que as especialidades do setor  são diversas e igualmente relevantes”, disse Omori. Referiu-se à importância das Câmaras Temáticas que devem envolver Cidades Metropolitanas, Regionalização do Turismo,  Promoção de Destino, Cidades Turísticas, Turismo Ferroviário, Turismo Rural, Transporte, Segurança, Acessibilidade e Inclusão Social, além de Sustentabilidade, entre outro temas.

Fonte da noticia

Publicações relacionadas