Desafios da água para o segmento Hoteleiro!

Hoje 22 de março, comemoramos o dia Mundial da Água, data criada pela ONU -Organização das Nações Unidas – em 1992 com intuito de trazer para a discussão pontos importantes relacionados a este bem natural.

Em 1997 o Brasil publicou a Lei 9.433/97, que instituiu entre nós a Política Nacional de Recursos Hídricos, criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo considerada o instrumento jurídico que traçou importantes regras sobre o uso da água, a forma de proteção deste recurso, ressaltou a ideia de valor econômico do mesmo, com regras sobre forma de cobrança, outorga de uso, prevendo ainda infrações e penalidades às violações das normas de utilização. Importante lembrar que Estados e Municípios também podem ter legislação especifica.

 Este ano, a data tem uma particularidade, pois estamos comemorando 20 anos da publicação da lei da Política Nacional de Recursos Hídricos e é a hora de fazermos um balanço dos avanços e desafios que o tema ainda nos impõe.

Sabemos que a água é recurso indispensável para o exercício das atividades hoteleiras e o desafio do segmento em continuar operando nos tempos de crise hídrica e incertezas quanto à fornecimento é enorme.

 

Para tanto, aproveitando que neste ano o tema do Turismo Sustentável também está na pauta, fica o convite para refletirmos o quanto podemos melhorar nossa eficiência hídrica a ponto de termos autonomia, ainda que parcial, no quesito água.

 

As medidas de racionalização do uso, com implementação de projetos de economia e racionalização diretos como por exemplo torneiras automáticas, dispositivos para regular fornecimento, pressão, quantidade etc.. isto nós já estamos praticando e, também, indiretamente o segmento pode contribuir ao promover a redução da troca de roupas de cama e banho.

 

Na verdade estas medidas auxiliam a operação porque reduzem despesas com a conta de água, o hoteleiro faz a sua parte para o meio ambiente adotando boas práticas ambientais e há realmente uma contribuição para o ambiente em termos de tentativa de manutenção de capacidade de suporte. Utilizamos menos este recurso hídrico, com estas medidas.

No entanto, a pergunta que não quer calar é:  Isto nos garante acesso à água? Teoricamente sim. Se economizamos, fazemos nossa parte, gastamos menos e deveria sobrar mais recurso disponível. Porém, sabemos que ainda muitos necessitam entender a real dimensão do problema “falta de água” . Neste cenário, se meu vizinho utilizar loucamente a água da região e eu, na minha operação adotar medidas de racionalização, veremos que ganhei em economia, mas na prática posso ficar sem o recurso água.

 

Esta a reflexão que queremos trazer  hoje, dia mundial da água.

Vamos pensar juntos em medidas novas de captação e reuso? Como podemos por exemplo, criar mecanismos de reuso da água no nosso estabelecimento?  Estamos atentando para a captação das águas de chuva?

Atualmente é muito tranquilo adequarmos uma estrutura para isso tudo e procedendo desta forma estaremos agindo nas duas pontas: economizando para cumprir nosso compromisso com o turismo sustentável, exercer nossa atividade dentro de boas práticas ambientais, reduzindo nossa conta de gastos com o fornecimento de água, mas se adotarmos medidas novas e utilizarmos novas opções de captação vamos garantir o acesso ao recurso quando precisarmos.

 È importante agirmos. Sabemos que foi real a situação de muitos estabelecimentos que tiveram que cancelar reservas por falta de água…

Como desenvolver as atividades do segmento sem água???

Impossível.

Esta nossa reflexão para hoje. Estamos atentos aos melhores fornecedores, aos melhores projetos e prontos para auxiliar nossos associados neste assunto.

Um ótimo dia Mundial da água para todos nós!!!

 

Telma Bartholomeu

Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ABIH-SP

 

 

 

 

 

 

Publicações relacionadas