Mobilização contra o aumento do PIS e COFINS

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) participou nesta quinta-feira (22), em São Paulo, de uma reunião da Mobilização Contra o Aumento do PIS/COFINS. Convocada em caráter de urgência pelo coordenador Emerson Casali, da CBPI – Produtividade Institucional, o encontro foi realizado na sede do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo (SEAC-SP) e contou com a participação de diversas entidades classistas ligadas ao setor de serviços.

O motivo da reunião foi notícia veiculada na imprensa de que o Ministério da Fazenda estaria tentando avançar com a reforma do PIS/Cofins em meio à crise política enviando medida provisória sobre o tema para o Congresso Nacional até o final de julho. Após análise conjuntural e governamental, foi sugerido um plano de ação para tentar evitar que o governo aumente a carga tributária para o segmento.

A primeira medida foi marcar uma reunião urgente com jurista Gastão Toledo, nomeado pelo presidente da República Michel Temer para coordenar a reforma tributária. A reunião seria no começo do próximo mês. Todavia, ficou também estabelecido que os setores representados deverão formalizar um ofício ao Ministro-Chefe, Antônio Imbassahy, manifestando-se contrários ao aumento tributário e solicitando audiência com o Presidente Temer para tratar do assunto.

Ficou definido também que todos os segmentos do setor de serviços deverão se articular com suas bases para impedir o aumento. Uma das estratégias é pautar o assunto de forma constante na mídia, para formar uma opinião contrária ao aumento tributário. O entendimento é de que a mídia tem se mostrado favorável ao aumento do PIS e da Cofins para o setor de serviço e que há um consenso na imprensa de uma forma geral de que o setor paga menos tributo.  Foi apresentada ainda uma campanha para ser divulgada – a princípio nas redes sociais – contra o aumento tributário.

www.fbha.com.br/noticias/fbha-news/mobilizacao-contra-aumento-do-pis-cofins-reune-entidades-em-sao-paulo

Publicações relacionadas