ABIH-SP afirma que é constante o crescimento das viagens em família

Crianças a partir de 1 ano já podem encarar viagem

                                       

O fato de o feriado de 12 de outubro cair em um sábado pode soar como um balde de água fria para os adultos. Mas, para as crianças, pouco importa: a data é comemorativa e pode ser festejada com presentes e, por que não, com uma viagem.

Ainda que o Dia das Crianças não faça frente, em termos de fluxo de turistas, a datas como Ano-Novo, Carnaval e Semana Santa, é uma boa oportunidade para viajar em família –hábito que só cresce no país.

Hoje, de cada dez viagens feitas pelos paulistas, ao menos quatro são realizadas com pais e filhos juntos. "Com a ascensão das classes C e D, houve um acréscimo anual de 5% no turismo em família nos últimos quatro anos", diz Bruno Omori, presidente da seção paulista da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

IDADE CERTA

Ao se livrar da rotina para curtir o feriado, os pais se programam para viajar com os filhos, mas uma dúvida pode vir à cabeça. Qual a idade aconselhável para que os pequenos caminhem para a primeira aventura?

Segundo os especialistas, o ideal é acima de um ano. Os bebês com até 10 meses, por exemplo, podem sofrer com trajetos muito longos e locais desconhecidos.

"Eles podem ficar irritados e tensos", diz Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. "O retorno nem sempre é produtivo a ponto de compensar o estresse."

Segundo a psicóloga Marilene Proença, do Instituto de Psicologia da USP, a tensão é menor, porém, se a viagem for para visitar um familiar. "Se a criança vai para a casa dos avós, por exemplo, é diferente. Lá, ela vai se sentir acolhida e pertencente àquele lugar", afirma.

Para uma viagem mais tranquila, as especialistas fazem recomendações. Marilene sugere que os pais não se esqueçam de levar os brinquedos preferidos e o travesseiro habitual, assim a criança transporta sua "casa" e se sente mais confortável.

Se o percurso for de carro, faça paradas a cada três horas para alimentação. Em viagens de ônibus, o ideal é evitar grandes deslocamentos, pois as paradas são mais espaçadas, e a criança pode estranhar.

Quézia aconselha que os pais deixem o filho a par do que será a viagem. "Entre quatro e cinco anos, o ideal é convidar a criança a participar da arrumação da mala."

Essa é uma oportunidade para transformar o processo da viagem em aprendizado.

Se for de avião, o pediatra Marco Aurélio Safadi aconselha dar água e alimento para a criança mastigar, além de usar soro fisiológico no nariz para amenizar os efeitos do ar-condicionado.

Documentos e precauções

ÔNIBUS

No Brasil, crianças até 12 anos só podem viajar sozinhas se tiverem autorização do Juizado de Menores. Maiores de 12 podem viajar sem acompanhante apresentando documento de identidade.

Até 6 anos não paga, desde que não ocupe poltrona.

AVIÃO

Até 12, em voo doméstico, só pode embarcar se o adulto tiver documento que comprove parentesco de até 3º grau. Terceiros devem ter autorização assinada por um dos responsáveis. Maiores de 12 não precisam de autorização.

Em embarques internacionais, caso o menor esteja só com um dos pais, é preciso autorização do outro com firma reconhecida. Para viajar com outros adultos, é necessário autorização reconhecida de ambos os pais ou responsáveis.

CARRO

Para crianças de 9 kg a 18 kg (de 1 a 4 anos), é preciso instalar cadeirinha própria. Crianças de 18 kg a 36 kg (de 4 a 10 anos) devem ficar no assento de elevação e presas com o cinto de três pontas. Ficam dispensados do assento os maiores de 36 kg e com mais de 1,45 m

 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2013/10/1350667-criancas-a-partir-de-1-ano-ja-podem-encarar-viagem.shtml

 

Publicações relacionadas