FBHA e ABIH-SP fazem parceria pela hotelaria paulista

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) assinaram hoje, na capital paulista, um termo de cooperação para intensificar a representatividade sindical do setor no Estado

A proposta é trocar soluções e conhecimentos técnicos de ambos os órgãos, com ações dirigidas a empresários, gestores e funcionários da hotelaria de São Paulo.

Dessa maneira, a FBHA ministrará palestras e cursos com orientações para questões legais, administrativas, comerciais e sindicais. De acordo com o presidente da federação, Alexandre Sampaio, a intenção, com a capacitação, é promover a melhoria de qualidade do setor de maneira geral. A ABIH-SP somará com expertise e conhecimento de mercado para estimular a associação das unidades hoteleiras.

“Notamos que esse trabalho de contato com sindicato e associações de Estado poderia ser potencializado com uma parceria como essa, mas agora com estrutura presencial”, explica Sampaio. “A parceria aposta no grande potencial turístico de São Paulo, que oferece enorme variedade de roteiros, como o de negócio, cultural, gastronômico, ecológico, esportivo e festivo. Também visamos a captação de recursos para o desenvolvimento turístico, como consultoria para otimizar os investimentos do setor”, completa, acrescentando que terá apoio de Sebrae, Senac e Fecomércio locais.

Do lado da ABIH-SP, o presidente Bruno Omori agradece a FBHA e vê grande potencial na parceria. “O acordo consiste em sinergia estratégica que beneficiará todos os agentes da cadeia produtiva do turismo”, aposta. “Reunimos constantemente líderes das prefeituras e instituições municipais turísticas e isso vai ficar ainda maior com a federação hoteleira. Falamos sobre impostos, Ecad, entre outras pautas importantes. Isso gera boas relações mercadológicas, políticas, técnicas e financeiras.”

Constantino Karacostas, presidente da Abav-SP, também esteve presente no evento. Ele ressaltou a importância de uma parceria entre duas associações relevantes do turismo. “Qualquer tipo de parceria que demonstra união das unidades do mercado é importante, pois representa fortalecimento do setor e, consequentemente, mais oportunidades aos agentes. Demonstra maior solidez de mercado.”


Publicações relacionadas