Prefeitura mira projeto de desenvolvimento para Pirituba

Centro de Eventos poderá ser reduzido sem Expo

 

20 de Janeiro de 2014

 

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, afirmou que, após a derrota na Expo 2020, as ações da Prefeitura devem seguir três focos: necessidade de um Centro de Convenções em São Paulo, promoção da capital como ponto turístico e continuidade do projeto de desenvolvimento de Pirituba.

Nádia reuniu, no dia 15 de janeiro, representantes de diversos setores, como Bruno Hideo Omori (presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Ricardo Yazbek (vice-presidente do Secovi-SP), Valnoy Pereira Paixão (superintendente da Distrital Noroeste da Associação Comercial de São Paulo) e Carlos Silva (subprefeito de Pirituba/Jaraguá). No encontro, ela afirmou que a cidade carece de um espaço capaz de receber grandes eventos.  

Toni Sando de Oliveira, presidente executivo do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), entidade sem fins lucrativos que monitora o mercado de negócios e consumo na cidade, concorda com a vice-prefeita quanto à ausência de um espaço adequado para a promoção de eventos de grande porte na capital paulista. “O participante de uma feira precisa de mobilidade urbana. O que não se pode imaginar é um local distante, isolado, sem a infraestrutura necessária para encantar o visitante. É o acontece no Anhembi. O evento termina às 19h, exatamente na hora do rush e você acaba comprometendo o visitante, que se desgasta parado no trânsito. Não basta construir os espaços sem ter os equipamentos previstos de locomoção”, afirma Oliveira.

Os planos para o novo pavilhão de exposições em Pirituba, porém, precisarão ser revistos – a Cia City, dona do terreno, volta a participar das discussões.  

Em entrevista ao jornal Folha Noroeste, Bruno Omori destacou a importância da Expo para Pirituba sob o ponto de vista econômico. “Evidentemente que com a Expo 2020 teríamos uma demanda direta já [por rede hoteleira em Pirituba] e um plano de desenvolvimento. Sem isso, precisaremos analisar qual será o tamanho do complexo e o fluxo de eventos”. Segundo ele, o setor hoteleiro irá analisar o tamanho do empreendimento para que os investidores nacionais e internacionais possam traçar suas metas.

Entre os participantes, é consenso a necessidade de desenvolvimento de Pirituba. Todos pediram à vice-prefeita atenção a esse projeto e a formas de levar ao bairro melhores condições de mobilidade urbana. O superintendente da Distrital Noroeste, Valnoy Pereira Paixão, representando a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) no evento, é outro que defende a continuidade do projeto, vislumbrando melhorias nos campos econômico e social. “Nós acreditamos e defendemos a construção do Centro de Exposições em Pirituba porque é uma área já definida, com cerca de 5 milhões de m², sem nenhuma construção. Um centro de exposições agrega hotéis e salas comerciais. O empreendimento geraria muitos empregos para a região e melhorias para São Paulo”, conclui Paixão.

Nádia prometeu analisar as propostas e ventilou a possibilidade de, em decorrência da falta de verbas para desapropriações, construir um eventual Centro onde hoje se localiza a Escola Superior de Soldados “Cel. PM Eduardo Assumpção”.

 

FONTE: https://www.folhanoroeste.com.br/noticia/detalhe/7485/prefeitura-mira-projeto-de-desenvolvimento-para-pirituba.html

 

Publicações relacionadas