Reunião de prefeitos em Olímpia reúne representantes de 40 estâncias paulistas

Evento contou com a presença de 27 prefeitos, deputados estaduais e federais, além do secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

A Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) realizou, no último sábado (28/02), o primeiro encontro de prefeitos de 2015 na estância turística de Olímpia, localizada a 442 quilômetros da capital paulista. 

Recentemente elevada à categoria de “Estância”, a cidade  sediou pela 1ª vez uma reunião da entidade, motivo de “muito orgulho e satisfação”, nas palavras do prefeito anfitrião Eugênio José Zuliane, o “Geninho”.

Ocasião também marcou a estreia do prefeito de Socorro como presidente da entidade, André Bozola. Entre os convidados estiveram presentes os deputados estaduais Edmir Chedid e Itamar Borges, o deputado federal e ex-presidente da entidade, Herculano Passos, e o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

40 estâncias foram representadas, entre os presentes, 27 prefeitos, 18 secretários municipais de turismo e demais autoridades.

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, representando o governador Geraldo Alckmin, fez uma explanação sobre metas, programas de governo e explicitou as dificuldades orçamentárias diante da crise da economia brasileira.

“O contingenciamento de recursos decretado pelo Governador não significa, necessariamente, um corte no Orçamento. Trata-se de uma precaução em relação a realização das receitas para evitar surpresas desagradáveis até o final de 2015. Desta forma, o Fundo de Melhoria das Estâncias também poderá ser atingido. Entretanto, estaremos acompanhando passo a passo a sua realização por parte das prefeituras-estâncias, de modo a evitar perdas maiores”, revelou o secretário.

Os deputados estaduais Edmir Chedid e Itamar Borges, em seus discursos, se solidarizaram com a situação crítica apresentada pelo secretário Roberto Lucena. Ambos tem comparecido à maioria das reuniões da Aprecesp e se comprometeram a trabalhar no âmbito da  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para aumentar o orçamento da Secretaria estadual de Turismo a fim de evitar que o contingenciamento atinja o Fundo das Estâncias.

O deputado federal Herculano Passos anunciou a criação da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Federal bem como convidou a todos para comparecerem à sua cerimônia de posse como presidente, a ser realizada no próximo dia 11 de março, em Brasília.

Outras autoridades também discursaram, como: a diretora do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, Elizabeth Correia; o presidente da Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara; Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP, Jarbas Favoretto, presidente da Amitur – Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico; Orlando Souza, diretor de marketing da CPTur – Companhia de Policiamento Turístico; e Antônio Serralha, representando a Secretaria estadual da Fazenda.

A reunião também serviu para Mario Beni, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), fizesse uma explanação sobre o turismo no Brasil e apresentasse o Plano Diretor de Olímpia, executado pela empresa T4-Consultoria.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.796943670400414.1073742042.150529248375196&type=3

 

Publicações relacionadas