SP se prepara para receber jogos de futebol antes mesmo da abertura das olimpíadas

Itaquerão vai ser palco de dez partidas, duas delas já no dia 3

SÃO PAULO – A cidade de São Paulo já começa a entrar no clima dos Jogos do Rio. Afinal, a Arena Itaquera receberá dois jogos de futebol feminino (Canadá x Austrália e Alemanha x Zimbábue) no dia 3 de agosto, antes mesmo da abertura oficial da Olimpíada (no dia 5). Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo, dez mil vagas já estão reservadas para os comitês olímpicos brasileiro e internacional, além de patrocinadores e empresas parceiras.

Nesta terça-feira, a Secretaria estadual de Transportes Metropolitanos divulgou um esquema de mobilidade semelhante ao da Copa de 2014, em que São Paulo também foi uma das sedes. A sinalização com orientações para se chegar ao estádio já começou a ser implantada no metrô.

Nos sete dias, quando vão ocorrer dez partidas (incluindo uma das semifinais masculinas e a disputa do terceiro e quarto lugares no masculino), os trens da CPTM seguirão da Estação da Luz até a Estação Corinthians-Itaquera sem paradas, em 19 minutos. O Expresso Olímpico, como é conhecido o serviço, começará a funcionar três horas antes dos jogos. O saguão da Luz, fechado desde o incêndio no Museu da Língua Portuguesa, será reaberto domingo para a passagem da tocha olímpica.

Além disso, foi criada uma linha especial de ônibus do Airport Bus Service para ligar o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à Arena Corinthians. Oferecendo comodidades como WI-FI e poltronas reclináveis, o serviço terá passagens a R$ 45,50 por trecho (ida ou volta). Já a linha 257, saindo do Terminal 2 de Cumbica, custará R$ 5,55 até a estação do metrô de Tatuapé.

OCUPAÇÃO MAIOR NOS JOGOS

Para Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, a Olimpíada do Rio terá um reflexo positivo na rede hoteleira da capital paulista. Ele estima que, além dos dez mil leitos já reservados, entre quatro mil e oito mil quartos serão ocupados em dias de jogo no Itaquerão.

— Essa será uma demanda extra dos Jogos. No estádio de Itaquera, cabem 40 mil pessoas. Disso, esperamos que em torno de 10% a 20% venham de fora. Como houve uma queda de 8% na taxa de ocupação por causa da crise, é uma demanda nova que se soma ao corporativo. Teremos um acréscimo de pelo menos 10% a 20% na taxa de ocupação geral — diz Omori.

Integrantes de delegações que vão ficar hospedadas em São Paulo para a aclimatação antes da Olimpíada já começam a chegar. Ontem, parte dos 25 nadadores japoneses já fez um treino de reconhecimento na Hebraica, onde ficam até 3 de agosto. O clube receberá também 20 atletas israelenses de natação e judô.

PUBLICIDADE

Já o Clube Pinheiros abrigará esportistas chineses de 14 modalidades. O Paineiras, por sua vez, receberá a seleção japonesa de nado sincronizado, entre os dias 6 e 10 de agosto. Cerca de três mil militares das Forças Armadas vão reforçar a segurança da Olimpíada em São Paulo.

De acordo com Roberto Arantes Filho, secretário-executivo do Comitê Rio 2016 no governo de São Paulo, até a semana que vem serão divulgadas mais informações sobre o plano de segurança.

Clique e leia a noticia em sua íntegra

Publicações relacionadas