ABIH completa 80 anos de representatividade no turismo brasileiro

Além do aniversário da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o mês de novembro marca a criação da entidade de classe mais antiga do setor do turismo. No dia 9 do mês corrente, em 1936, a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) era fundada e, nesta sexta-feira (18), os representantes da entidade, do trade turístico e parlamentares relembraram a trajetória de 80 anos de contribuição para a cadeia turística brasileira.

Em sessão solene na Câmara dos Deputados, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, destacou a relevante atuação da ABIH para o desenvolvimento do turismo e as necessárias mudanças para aperfeiçoar ainda mais o setor: “O turismo é uma mega indústria que pode alavancar a economia e sabemos que, para promover uma mudança macro, começaremos pelos ajustes micro em todos os setores, além de continuar promovendo o debate para otimizar a hotelaria e o turismo como um todo. Essas mudanças farão o governo injetar mais confiança e trazer mais investimentos ao País”.

O presidente lembrou ainda que a data de realização do encontro e da reunião das principais lideranças do turismo no País é especial, já que a Embratur completa o cinquentenário hoje. Na mesma linha, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, reforçou as medidas propostas pela Pasta à Presidência da República, em conjunto com a Embratur e a Casa Civil sobre mudanças na legislação tributária, que englobam também o setor hoteleiro. “Vamos diminuir a burocracia e aumentar a competitividade do turismo”, enfatizou.

O discurso do presidente da Casa, Rodrigo Maia, foi proferido pela deputada Magda Mofatto, que definiu a indústria do turismo e da hotelaria como determinante para o momento de recuperação do País: “A ABIH contribui para que os setores de hospedagem e turismo cresçam juntos. Sabemos que a qualidade do serviço de hotelaria influencia na volta do viajante ao destino e com excelência, a Associação garante que essa seja a impressão final do turista”.

O presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy Fonseca, agradeceu o apoio dos deputados que trabalham em prol do setor e dos que vivem para e do turismo, além de destacar a grandiosidade da hotelaria. “Nós somos essenciais para o turismo e a indústria influenciou em todos os grandes momentos da história da humanidade. Esse evento entrará para a história como reconhecimento e motivação para desenvolvimento do turismo brasileiro”.

Por sua vez, o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, destacou que o setor hoteleiro emprega mais de 100 mil colaboradores em mais de 40 mil estabelecimentos hoteleiros, o que demonstra a grandeza e o quão determinante é essa indústria para o crescimento do Brasil. O requerente da sessão, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Herculano Passos, e os deputados Carlos Marun e Raimundo Gomes de Matos também parabenizaram os 80 anos da Associação.

Ao final do evento, Vinicius Lummertz e Marx Beltrão foram homenageados pelo trabalho em prol do turismo, junto com servidores e ex-presidentes da ABIH. Estiveram presentes na solenidade mais de 200 líderes e profissionais atuantes da indústria do turismo e da hotelaria – incluindo os representantes da ABIH dos 26 estados e do Distrito Federal.

Clique para acessar a integra da notícia

Publicações relacionadas