Saiba por que São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro são destaques do turismo de verão no Brasil

Se você faz planos ou está de viagem marcada para São Paulo (SP), Florianópolis (SC) ou Rio de Janeiro (RJ), você escolheu um dos três destinos turísticos mais procurados durante a temporada de alto verão 2018 do País. Juntas, as três capitais devem concentrar 7,4 milhões de viagens em três meses, compreendidos entre o início e o fim do verão – 21 de dezembro a 20 de março.

Com passagens aéreas mais baratas e o início da recuperação do poder de consumo do brasileiro, a hotelaria nacional deve registrar média de 80% de ocupação no período, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV).

Enquanto na capital paulista, a corrida de São Silvestre, o Réveillon da Avenida Paulista, o carnaval e o turismo de negócios movimentam a hotelaria, no litoral e no interior, beach clubs, casas noturnas e eventos de rua lotam das areias às cidades. Não à toa que Praia Grande aparece como 4º destino mais procurado da temporada.

Segundo o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, os destinos de praia do Estado já estão com 95% das acomodações reservadas para a noite da “virada”. O Réveillon, porém, é só o começo.

Durante todo o verão, São Paulo mantém uma programação extensa que envolve galerias de arte, festivais gastronômicos, shows musicais e grandes festas de pré ao pós-carnaval. A capital dos bares e botecos também desenvolve um calendário de exposições, feiras e convenções que mantêm a “casa” cheia.

VERÃO CARIOCA – O caso de amor com as praias fica ainda mais sério no Rio de Janeiro. De acordo com a última apuração da ABIH-RJ, a cidade já tem 83% de ocupação e deve chegar ao último dia do ano com lotação de 90% na hotelaria. E é na praia que brasileiros e estrangeiros vão curtir a virada carioca, com um inédito show pirotécnico de 17 minutos na orla de Copacabana, seguido por atrações musicais que vão do funk ao samba-enredo das escolas campeãs de 2017. Além do palco principal, outros nove shows estarão espalhados por diversos pontos da cidade, como Barra da Tijuca, Flamengo, Piscinão de Ramos e Penha.

O Réveillon, aliás, será o primeiro evento do calendário “Rio de Janeiro a janeiro”, uma iniciativa do governo federal para fortalecer o turismo local por meio da realização de eventos culturais, esportivos, artísticos e turísticos na Cidade Maravilhosa, ao longo de todo 2018. O calendário começa na programação da virada, com 12 dias de atividades, e segue com 14 eventos marcados até o final do verão. Em janeiro, as atrações de Réveillon estarão distribuídas do Parque Olímpico – com a apresentação do Cirque du Soleil – à orla, com desfile das baterias das 13 escolas de samba do Grupo Especial. Ainda no estado, Cabo Frio, eleito um dos destinos tendência de 2017, aparece na oitava colocação entre os mais desejados.

SC DA SERRA AO MAR – Um pouco mais ao sul, na região de Florianópolis e suas dezenas de praias da ilha, continente e cidades vizinhas, a programação de Réveillon será o abre alas para um dos melhores verões do turismo no Estado. De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan, a estimativa é que o estado supere a marca de 90% de ocupação hoteleira na alta temporada. O setor deve registrar um crescimento geral de 10% no período. “Os turistas chegam por “Floripa” mas se distribuem para pólos como a região serrana, Vale Europeu, Balneário Camboriú  e Itajaí, importantes na atividade náutica do estado, além das praias da ilha e do continente e do parque Beto Carrero”, destaca Pavan.

O estado possui uma infinidade de atrações para todos os perfis de público, das praias familiares, de descanso, às praias badaladas que ficam frenéticas para festas, shows e atrações musicais nacionais e internacionais dos beach clubs. A atratividade dos destinos catarinenses cresceu, de acordo com Pavan, após aumento dos investimentos em infraestrutura, promoção e qualificação da oferta, incluindo novos equipamentos turísticos. E a procura cresce não só entre brasileiros: cerca de 1 milhão de argentinos são esperados até o fim do verão 2018.

Clique para ver a notícia

Publicações relacionadas