Objetivando projetar os desafios deste ano, a ABIH-SP, a partir da análise dos dados de ocupação dos últimos ano, divulgou as projeções e desafios que a hotelaria, bem como o turismo paulista, terão em 2018.
Nos indicativos divulgados pela entidade, ficou evidenciado pela retomada econômica do segundo semestre de 2017, que neste ano tanto a hotelaria quanto o turismo, em especial o de negócios, devem retomar um crescimento mais sólido. Projetamos que neste primeiro semestre teremos um crescimento de 5% a 7% na taxa de ocupação hoteleira e de 9% a 12% de aumento na demanda no turismo de eventos, corporativo e lazer se compararmos com os mesmos meses dos 3 anos anteriores explica Bruno Omori, presidente da ABIH-SP.
Segundo ele, a expectativa de um cenário político mais estabilizado, bem como algumas importantes votações, como a reforma da previdência, devem aumentar o otimismo do mercado. Para o turismo a aprovação dos jogos, mais especificamente dos Cassinos, possibilitarão a captação de bilhões de dólares em produtos turísticos em diversas partes do Brasil, enfatiza o dirigente. O executivo acrescenta que esse crescimento deverá continuar no segundo semestre, entre 6% a 8%, até a época da definição das eleições, que poderá alterar novamente o cenário macroeconômico do país dependendo do novo presidente.
Entre as ações programadas pela ABIH-SP está a realização da 6º Congresso SEHGA – Sinergia Estratégica entre a Hotelaria, Governo, Academia e Trade Turístico simultâneo com a EXPOTEL – Feira Internacional para Hotelaria onde serão discutidos três temas estratégicos: Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão Social, e Segurança, além da apresentação de um Hotel Modelo que contenha esse tripé em sua concepção.
Decidimos unir um evento consagrado como o SEGHA com a Expotel, que está em sua terceira edição. Dessa forma, apresentaremos simultaneamente as tendências, tecnologias, parcerias, produtos e serviços, além de discussões importantes para o segmento hoteleiro do Brasil.
A ABIH-SP também realizará diversas reuniões setoriais espalhadas pelos principais destinos turísticos do Estado de SP, dará início na formatação do Livro dos 70 anos da entidade, a ser publicado em 2019. Além disso, apresentaremos diversos projetos estratégicos e utilizaremos de forma contundente os canais de comunicação – TV, Portal, Revista, Newsletter e Feira posicionados para defender e desenvolver a hotelaria e turismo paulista, finaliza Omori.
(Redação Investimentos e Notícias)