ESTUDO APRESENTA RANKING DAS MAIORES REDES HOTELEIRAS DO BRASIL

Estudo traz panorama do mercado Hoteleiro, rankings e destaca a importância da regionalização para desenvolvimento do setor

  

Em evento realizado no Senac Osasco, especialistas apresentam o 4º Raio-X da Hotelaria Brasileira, com análises e tendências do segmento

 

Nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, foi lançado no Senac Osasco, o 4º volume do Raio-X da Hotelaria Brasileira- um estudo que resulta em uma ferramenta para diagnósticos do setor, e nesta edição traz mais de 30 rankings que apontam o desempenho dos principais nomes do segmento, avaliados por diferentes parâmetros, além demais de 60 tabelas, que permitem fundamentar mais de mil tipos de pesquisas, por meio de aplicação de filtros.

 Participaram do encontro as autoras do material, Eny Amazonas Bojar, jornalista especialista em hotelaria e Lilian Goldner, empresária e mestre em engenharia, além de Bruno Omori,presidente da ABIH-SP Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Ana Lívia Reis, hoteleira e coordenadora da área de eventos do Senac Osasco; e Claudia Itano, gerente da unidade.

Os especialistas apontaram os pontos principais do estudo, como a evolução do mercado e a importância da regionalização para o desenvolvimento do segmento. Segundo Bruno, “os atrativos de cada destino – naturais, empresariais e econômicos, particulares e diferenciados – podem, e devem, ser complementados e explorados para o visitante permanecer mais tempo ali ou voltar mais vezes para conhecer e aproveitar mais o que a região oferece. Diante disso, a regionalização torna-se uma importante engrenagem, que conecta os setores”.

  “Podemos citar a Flórida, que muitas vezes recebe o turista para os parques em Orlando, e depois para compras em Kissimme e, posteriormente para uma visita à Nasa em Cabo Canaveral e depois em Tampa para conhecer o Busch Gardens. Com esse roteiro, estamos falando de uma viagem por no mínimo 10 dias, com hospedagens, alimentação, transporte, compras e lazer, o que favorece aos 52 segmentos da cadeia produtiva.”

   Bruno traz o exemplo para a realidade local. Mostra o potencial de Osasco para o turismo coorporativo, mas indica outras vertentes que podem ser exploradas, considerando o entorno: “Para favorecer o desenvolvimento daqui com o princípio da regionalização, podemos considerar Osasco e Alphaville para atividades econômicas dos setores industrial, comercial e de serviços. E ainda estimular a visita às cidades próximas para uma viagem histórica, cultural ou ecológica em Santana do Parnaíba, por exemplo. Conectando as cidades e os segmentos, movimentamos a economia, estimulamos a criação de emprego, e até influenciamos na capacitação de profissionais e no surgimento de novas profissões”.

   Nesse sentido, Ana Lívia ressalta a atuação do Senac: “A instalação de cada unidade é pensada para valorizar o desenvolvimento de acordo com a demanda local. Entramos nessa engrenagem da regionalização com educação profissional para capacitar pessoas em prol do crescimento, de modo que possam aproveitar as oportunidades que o mercado local oferece”.

 

Movimento do setor e mercado

 Com o Raio-X da Hotelaria Brasileira, as autoras colocam em análise 173 redes e administradoras hoteleiras, sendo 146 em operação, outras em fase de implantação, e as demais, que já deixaram o mercado. O material contabiliza 1.445 empreendimentos, que representam uma oferta de 216 mil apartamentos, envolvem um total de 273 marcashoteleiras e,ainda,80 empresas em fase de implantação, com inauguração prevista até 2022.

 

Eny comenta que 2018 foi marcado por fusões, aquisições,franquias e outros tipos de parcerias que envolveram importantes players do mercado; os fatos mais marcantes estão registrados nas fichas técnicas das redes que compõem o estudo.“O conjunto de ferramentas disponibilizadas no material –que terá acesso on-line por computador e dispositivos móveis– possibilitará ao usuário, de acordo com seu interesse ou curiosidade, buscar por respostas pontuais sobre o segmento, que podem atendera muitas demandas”, enfatiza.

 

A jornalista conta ainda que no ranking principal de redes, a AccorHotels está na liderança como rede e administradora, com 312 empreendimentos  e praticamente 50 mil apartamentos em operação. A segunda colocada da lista é a AtlanticaHotels, com 126 empreendimentos e cerca de 20 mil apartamentos. Na terceira colocação, figura a Nacional Inn, com 58 empreendimentos e 6.400 apartamentos. “A menção merece destaque já que se trata de uma rede genuinamente brasileira, a maior em número de empreendimentos próprios no Brasil”, declara Eny.

 No ranking de bandeiras hoteleiras, as marcas da Accor também aparece entre as primeiras:Ibis, isolada na primeira posição – com 123 empreendimentos e 18.400 apartamentos; em segundo, terceiro e quarto lugares estão, respectivamente, Mercure, Ibis Budget e IbisStyles, todas da AccorHotels, confirmando a hegemonia da posição francesa apontada pelo estudo.

 Outro destaque são as tabelas por distribuição geográfica, que permitem a geração de relatórios completos sobre redes, marcas, nomes dos empreendimentos, números de apartamentos e classificação hoteleira – dos que já operam e outros que serão implantados futuramente. Os filtros permitem pesquisas em todos os estados e em 272 cidades brasileiras ondehá empreendimentos de redes em operação. Em outro grupo de tabelas, há informações sobre as redes por regiões, por estado e por cidade, agrupadas de diversas formas, para recortes e leituras diversificadas. “O mais interessante dessas listagens é o grau de detalhamento que elas apresentam. Acreditamos que o conteúdo desse estudo será uma valiosa contribuição para o desenvolvimento da hotelaria brasileira”, afirma Lilian.

 A partir de 11 de fevereiro, o lançamento chega ao mercado ancorado pelo site www.raioxredeshoteleiras.com.br, onde também estão as três edições anteriores do estudo que, juntas, contam em números e informações a história do mercado hoteleiro desde 2003. O acesso a qualquer uma das publicações é feito por meio do site. O preço da 4º edição é de R$ 300, com desconto de 20% na promoção de lançamento, saindo por R$ 250. O pagamento pode ser pelo PagSeguro. Os acessos ao estudo serão liberados a partir do dia 11/2. Os preços das demais edições devem ser consultados no site.

 O Senac Osasco ofereceu o apoio educacional para viabilização e apresentação do material.

 

Equipe do Raio-X  :

Eny Amazonas Bojar e Lilian Goldner – editoras/autoras

Camila Liberto Amazonas – assistente das autoras

João Marcos Bojar e Jaime Goldner – analistas de conteúdo

Lorena Amazonas Tavares –colaboradora

Daniel Goldner – revisor de conteúdo

Wellington Moreira (Wmoreira Internet) – desenvolvimento e hospedagem

 

Informações para imprensa – sobre o Estudo Raio-X da Hotelaria Brasileira

Amazonas & Goldner

Eny Amazonas

Jornalista Responsável

Mtb:16.638

(11) 3695-0555 ou (11) 99811-6558

 

Informações para imprensa – sobre o Senac Osasco

Trama Comunicação

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(11) 3388 3068

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