XI ESFE – PAINEL MOMENTO ECONÔMICO – Oportunidades em época de ajustes

Apesar da crise política que vive o Brasil nos últimos dois anos também se refletir na economia, para o economista é assim que o mercado se comporta, com queda e ascensão e vice-versa, é um processo cíclico.

Nesta terça-feira (23/02), o Grupo Radar de Comunicação realizou em paralelo ao ESFE a 5ª edição do Fórum do Setor de Feiras e Eventos. Na última palestra do dia teve economia como tema principal e foi conduzida pelo renomado economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, que durante sua plenária trouxe a pauta crise econômica versus crise política.

Fugindo um pouco do discurso constante de muitos economistas que pintam o cenário como uma tragédia anunciada, para Mendonça de Barros a crise econômica atual é reflexo da inconsistência e insegurança política que vivemos, mas também, é um processo cíclico. “É assim que o mercado se comporta” declara o especialista.

O economista levantou também a questão da hegemonia política do período Lula a Dilma, que há mais de doze anos vive o Brasil, e a quebra desta supremacia é o que defende o palestrante. Falou sobre os picos de consumo incentivados pelos governos desde 2002 serem os responsáveis pelas famosas bolhas no mercado, as quais são seguidas, invariavelmente, de uma dura queda em vários setores, mas, principalmente, na indústria automobilística, mercado imobiliário e de crédito consignado.

O economista ainda explicou a plateia que uma próxima bolha acontecerá nos próximos cinco ou seis anos, devido ao período de alta no consumo, liderada, sobretudo, pelo mercado automobilístico. Porém, mais uma vez, frisa que este é modo como o mercado funciona e não é necessário pânico, contradizendo o pragmatismo pregado por alguns de um desastre econômico.

O painel teve a participação de Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Marco Ferraz, presidente da CLIA-ABREMAR; Roberto de Lucena, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP; e Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, que contribuíram com seu ponto vista sobre o momento econômico brasileiro.

Após a apresentação Mendonça de Barros conversou com a repórter do Grupo Radar e declarou: “Hoje as economias modernas funcionam com esses catalizadores que são organizações especializadas em juntar coisas diferentes e ancorar numa perspectiva única que é o que se faz no ESFE. Eu estou impressionado com a diversidade de empresas e de serviços que estão aqui, mas todas elas ancoradas com o objetivo de organização de feiras e de eventos.”

O fórum contou com Octavio Neto, CEO do Grupo Radar e idealizador do ESFE como moderador dos painéis e ao fim da palestra declarou: “Altos e baixos fazem parte da economia de qualquer país. Estados Unidos e Europa passaram recentemente por uma grande crise econômica e, só agora começam a se recuperar. O problema do Brasil não é crise e sim pânico que é promovido em função dela. O brasileiro precisa amadurecer como nação e aprender a superar as crises”, finaliza o executivo.

Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos

O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE pretende promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.

Clique e leia toda a notícia

www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,820049,Mendonca_de_Barros_afirma_durante_o_XI_ESFE_que_o_cenario_economico_atual_e_reflexo_da_inconsistencia_e_inseguranca_poli,820049,8.htm

Publicações relacionadas