Grand Hyatt qualifica 78 jovens para o mercado de trabalho

Em parceria com o Formare, rede hoteleira forma,

 emprega e até exporta talentos brasileiros

 

O Grand Hyatt São Paulo, que faz parte de uma das maiores redes hoteleiras do mundo, a Hyatt, acaba de concluir a formatura da 5a turma Formare, programa desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe que oferece qualificação profissional a jovens em situação de desvantagem socioeconômica. Os alunos da unidade de São Paulo receberam formação no curso de Assistente de Serviços de Hotelaria e Eventos. Com a conclusão desse curso, o hotel acumula até o momento a formação de 78 jovens em suas dependências e um aproveitamento de cerca de 50% de ex-alunos em sua rede hoteleira.

  Para o gerente Geral do Grand Hyatt São Paulo, Yann Gillet, “a formatura do Formare 2015 foi um evento muito esperado pelos jovens e suas famílias. E o time do Grand Hyatt São Paulo cuidou deste evento com muita dedicação, pois se tratava da concretização de um sonho. E posso dizer que realmente foi um sonho se tornando realidade”.

 A mesa solene foi composta por Yann Gillet, Miguel Bermejo, diretor Regional de Recursos Humanos, José Junior, gerente de Finanças do da Hyatt do Brasil, Grace Barros, analista de Pessoal, Magda Martins, inspetora de Andares, e Carolina Magon, representante da Fundação Iochpe.

 Após a cerimônia, os formandos, seus familiares, educadores voluntários e colaboradores do hotel confraternizaram durante o coquetel de encerramento.

 Carolina Magon comenta sobre a conclusão de mais uma turma: “ter parceiros como o Grand Hyatt São Paulo nos enche de orgulho, pois percebemos o quanto todos são envolvidos com o programa e querem realmente transformar a vida desses jovens”.

Yann Gillet conheceu o programa recentemente e comenta suas impressões. “Eu cheguei a São Paulo há apenas um mês e fui surpreendido com um projeto maravilhoso que é o Formare. Projetos como esse trazem somente benefícios ao Grand Hyatt São Paulo e à nossa comunidade. Esses jovens são o nosso futuro, e ter a oportunidade de ensiná-los e trazê-los ao mundo profissional é gratificante. Vejo a alegria de nossos funcionários, que são 40 Educadores Voluntários, quando contam que ensinar esses jovens é, na verdade, um grande aprendizado, e isso me deixa muito orgulhoso. Espero continuar com essa parceria por muitos anos”.

 Conexão São Paulo – Dubai

Se trabalhar no Grand Hyatt São Paulo já poderia significar o ápice da recente trajetória profissional de Natália de Freitas, de 20 anos, o que dizer, então, da experiência de aterrissar na costa do Golfo Pérsico, mais precisamente na unidade do hotel de luxo na cidade de Dubai (Emirado de Dubai) que, segundo o site oficial, oferece 674 quartos, 13 restaurantes, 5 mil m² de área para eventos, 11 salas para reuniões e até campos de golfe.

“Foi até engraçado como vim parar aqui. Depois que saí do Hyatt como estagiária, passei a trabalhar em outra rede hoteleira como recepcionista. Certo dia, resolvi visitar meus amigos e um deles me contou sobre uma vaga para Dubai afixada no mural. Então passei no RH para me informar, fiz entrevista e, depois de umas três semanas, me deram a resposta oficial. Quando soube, não sabia se chorava ou sorria. Tremia muito!”, conta. “Assim que desliguei o telefone, avisei meus pais e irmãs, que já começaram a negociar quem ficaria com minha parte no guarda-roupa”, relembra, entre risos. 

 Outro que seguiu o mesmo destino de Natália foi Matheus Almeida Sobrinho, de 21 anos. É outro aluno oriundo da turma de 2011 e que acabou indo parar em Dubai para atuar como Guest Service Officer, no Grand Hyatt Dubai. O jovem conta que, assim que concluiu o curso do Formare, começou a trabalhar no hotel como menor aprendiz. “O Formare foi de extrema importância, pois foi onde obtive grande experiência e aprendizado. Abriu muitas oportunidades para minha carreira, onde hoje vejo os resultados. Me ajudou a crescer como pessoa e profissional. Os educadores se importavam em dar o máximo de conhecimento, e as aulas práticas também eram muito produtivas”, conta.

Pelo mesmo caminho seguiu Washington Gabriel Pires Barroso, de 21 anos. O jovem também foi aluno da turma de 2011, do curso de Hotelaria e Eventos. A trilha que Washington percorreu foi parecida com a de Matheus. Depois de concluir o curso, conseguiu um estágio no hotel em São Paulo. Em 2012, agarrou uma oportunidade no RH do Grand Hyatt São Paulo e a chance de ser efetivado. No ano seguinte, atuou como auxiliar de finanças e analista financeiro. Já em 2014, trabalhou como auditor de eventos e conseguiu embarcar para Dubai, onde trabalha como auditor de cartão de crédito.

 

“Sem o Formare não saberia o que estaria fazendo. O curso proporciona coisas boas, conseguimos ver o mundo de outra maneira. Já fui a três países a passeio (Argentina, Chile e EUA). Sempre vou levar isso comigo”, finaliza.  

 Sobre o Formare

O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.

Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração média de 800 horas/aula entre prática e teoria, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare em parceria com a UTFPR, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC –a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)–, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

::Números FORMARE

Unidades: 67 | Empresas parceiras: 46 | Alunos em formação: 1.340 Educadores voluntários atuando: 5.105| Cobertura nacional: 50 municípios em 12 Estados do Brasil | Uma Unidade no México

Publicações relacionadas