ABIH-SP promove Reunião Setorial, com Ministério do Turismo e hoteleiros, no 19° CVC Workshop & Tradeshow

Encontro propôs alinhamento entre setores público e privado, para definir ações conjuntas com as entidades ligadas ao trade turístico

     

 

O calendário de Reuniões Setoriais da ABIH-SP estreou muito bem em 2013. A primeira edição do encontro aconteceu, no dia 20 de Fevereiro, paralelamente ao tradicional evento promovido por uma das operadoras mais populares, o 19° CVC Workshop & Tradeshow, no Expo Center Norte. Ainda, o acontecimento contou com o apoio de entidades parceiras, como o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a Resorts Brasil e a FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem. Não podendo de ser citada, a participação do Governo Federal, através de alguns de seus representantes.

 

Os hoteleiros associados e outros convidados puderam conferir o debate sobre diversos assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo e, principalmente, do setor hoteleiro.

 

A mesa foi composta pelos Sr. Bruno Omori, presidente da ABIH-SP, Sr. Orlando de Sousa, diretor de Marketing da TURSP, Sr. Fabio Mota, Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Sr Vinicius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Sr. Valdir Simão, Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Sr. Enrico Fermi, presidente da ABIH-Nacional, Sr. Roberto Rotter, presidente do FOHB, Sra. Luciane Leite, diretora de Turismo da SPTuris, Sr. Marcelo Pedroso, Diretor de Mercado Internacionais da Embratur, Sr. Ricardo Domingues, diretor executivo da Resorts Brasil, e Sr. Norton Luis Lenhart, vice-presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

 

Durante seu discurso, o Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Sr Valdir Simão, destacou a importância do setor hoteleiro para a prosperidade do turismo. Disse ainda sobre a necessidade de que o setor trabalhe em parceria com o Governo Federal, para que este mantenha sua imagem de confiável. Também, falou da seriedade de se executar um trabalho consiste e respeitável, agora na Copa das Confederações; visando um trabalho de maior excelência durante a Copa do Mundo.

 

Seguidamente, o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, comentou sobre a centralização das atividades no setor turístico, explanando que a melhoria do cenário para o empreendedor está intimamente relacionada à formulação e à aplicação de políticas. Relatou ainda, os esforços que o Governo está fazendo, para dar um suporte cada vez maior para o desenvolvimento do setor hoteleiro, visto que sua contribuição para o PIB foi mínima, considerando que o momento é mais que favorável.

 

Logo após, quem se pronunciou em nome do Mtur, foi o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Sr. Fábio Mota. Ele evidenciou as capacidades de recursos que o Governo Federal mantém para investir na criação e nas melhorias da infraestrutura do turismo; citou como exemplos programas de incentivos governamentais como o FUNGETUR- Fundo Geral do Turismo, linha de créditos dada através da Caixa. Também relatou que uma das metas a cumprir é o estabelecimento de novas parcerias com o setor privado para promoção de cursos de qualificação, visando a diminuição dos efeitos do tal “gargalo do turismo”, ou seja, o despreparo para receber a grande demanda turística prevista para os próximos anos.

 

Também, foram levantados assuntos como: a gama de destinos que o Estado de São Paulo tem a oferecer; as estratégias para assegurar o papel do setor para o turismo estadual; os investimentos feitos para a melhoria da infraestrutura para receber turistas na cidade de São Paulo; ea implementação de projetos para aumentar a demanda de turistas de lazer, assim como aumentar a permanência dos turistas de negócios, buscando o aquecimento da hotelaria da cidade. Ainda, foi feito o apelo por um apoio ainda maior do projeto de capacitação do governo, o PRONATEC, já que é urgente a necessidade de preparo da mão de obra.

 

Ainda, o evento contou com a participação do Coordenador Geral de Serviços Turísticos do Ministério Turístico, Sr. Jair Galvão, fazendo uma palestra sobre o SBClass – Sistema Brasileiro de Classificação, a FNRH´s – Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, e o Manual de Orientações: Turismo e Acessibilidade. Assim como, o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, discorreu sobre a necessidade da harmonização das tarifas diárias, impossibilitando à imposição ao Brasil a imagem de um destino inacessível.

Por fim, foram apresentadas duas novas parcerias da ABIH-Nacional: a Ecolab, representada pelo Sr. Cássio Martins, e a Clube de Hotéis, representada  pela Sra. Ivonete Bombo.

 

 

 

 

 

Publicações relacionadas