Comitê Paulista da Copa 2014 discute acessibilidade de SP

Reunião debate ações para tornar SP mais acessível

 

As iniciativas de São Paulo para se tornar mais acessível aos moradores e visitantes foram tema de um debate promovido nesta terça-feira (17/9) pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela Câmara Temática de Acessibilidade do Conselho Estadual de Turismo e pela Frente Parlamentar de Turismo da Assembleia Legislativa. O Comitê Paulista foi convidado a falar sobre as ações relacionadas à Copa do Mundo.

Eliane Maizel, assessora do Comitê, salientou que a Arena Corinthians – palco dos seis jogos na capital – cumprirá os requisitos de acessibilidade exigidos por lei. As obras viárias em andamento no entorno da arena, uma parceria entre os governos estadual e municipal, preveem calçadas largas e inclinação suave. Porém, a Copa não acontece apenas no estádio. “O visitante vai chegar ao aeroporto, pegar um táxi, se hospedar num hotel, conhecer um ponto turístico e o deslocamento entre esses pontos deve ser garantido à pessoa com deficiência”, citou Eliane Maizel.

Há ações em curso em várias esferas para tornar a cidade mais acessível, como na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e nas principais vias e pontos turísticos. O Metrô já é 100% acessível. A Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-SP), também presente ao encontro, criou um selo de acessibilidade para estimular os empresários do setor a realizar as adequações necessárias, e a Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP) oferece cursos de braile e libras para alunos e professores.  “O que queremos é melhorar a qualidade de vida das pessoas no dia-a-dia”, afirmou a deputada Célia Leão, coordenadora da Frente Parlamentar de Turismo.

Participaram da reunião o secretário de Estado adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-SP), Bruno Omori, deputados e representantes da sociedade civil.

Fonte: https://www.copa2014.sp.gov.br/reuniao-debate-acoes-para-tornar-sp-mais-acessivel/

Publicações relacionadas