No evento, realizado no auditório da Folha de S.Paulo, o jornalista contou como criou o primeiro caderno de turismo
Horácio Neves, entre Aristides Cury, presidente do Skal-SP, e Ana Estela de Sousa Pinto, editora de Mercado da Folha de S. Paulo
Após décadas de contribuição para a história da Folha de S. Paulo, na qual trabalhou por 25 anos e foi editor do primeiro caderno de turismo, o diretor de redação do Brasilturis Jornal, Horácio Neves, retornou, na noite do dia 29 de abril, ao prédio histórico da Rua Barão de Limeira para receber uma bela homenagem dos integrantes do Skal São Paulo, em conjunto com o Grupo Folha. Ao mesmo tempo, ele estreou o “Projeto Memória” do Skal, cujo objetivo é resgatar experiências de personalidades destacadas do trade turístico. Para o encontro, a entidade contou com a presença da editora-assistente de Turismo, Luisa Alcantara, e da editora de Mercado, Ana Estela de Sousa Pinto – ambas da Folha de S. Paulo, que fizeram perguntas ao palestrante, junto com Aristides de La Plata Cury, presidente do Skal-SP.
Horácio contou como criou o primeiro suplemento de turismo da grande imprensa, apoiado pelo dono do jornal na época, o empreendedor Octavio Frias de Oliveira. Ao ser questionado pela jornalista Ana Estela como convenceu Octavio Frias a fazer o suplemento de Turismo, o jornalista explicou: “Como eu vivia de turismo, apresentei ao Frias a proposta e ele me deu carta branca. Começamos com uma página, depois duas, e assim fomos aumentando. Nada teria acontecido se não fosse o seu apoio e confiança”.
Marcaram também presença Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Bruno Hideo Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP); e de Tasso Gadzanis, ex-presidente da Abav Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens – e atual adido Comercial da República de El Salvador no Brasil, dentre outras personalidades do setor. Ao final do encontro, Aristides de La Plata Cury, junto com as representantes da Folha, entregou uma placa de homenagem a Horácio Neves e outra à Luisa Alcantara, em nome da atual equipe do caderno de Turismo. “Esse é um grande gesto de generosidade. Muito obrigado”, disse Horácio Neves emocionado, recebendo uma calorosa salva de palmas de todos os presentes.