A ABRAFAC - Associação Brasileira de Facilities, fechou, recentemente, parceria com a ABIH-SP -Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Estado de São Paulo. O objetivo é estreitar os laços de setores que possuem tantos pontos em comum.
A parceria é estratégica, em função de podermos conectar dois mundos bastante complementares, o de Hotelaria e o de Facilities, afirma Luciano Brunherotto, presidente da ABRAFAC.
Segundo Luciano, essa é uma grande oportunidade para que profissionais e gestores de Facilities possam trocar experiências com esse setor tão experiente em atendimento e hospitalidade.
Trata-se de uma chance de trocar conteúdo seja da área de hotelaria, no item hospitalidade e atendimento, seja no ramo do Facilities com a questão de gestão de indicadores e desempenho, avalia.
Outra questão levantada pelo presidente é o ensejo de participar do evento de conteúdo da ABIH-SP, que deve ocorrer em maio, e contará com a participação da ABRAFAC como expositora. Vamos também indicar palestrantes para os temas pilares do evento: segurança, sustentabilidade e acessibilidade.
A divulgação da ISO 41.000 que é sobre Facilities, mas atinge também o segmento de Hotelaria, também está nos planos da parceria.
Troca de conhecimento
A parceria entre a ABRAFAC e a ABIH-SP pode proporcionar uma maior riqueza na troca de conhecimento entre dois setores de suma importância no mercado.
Para Celso Toshio Saito, Sócio fundador da Facilities-Insight e responsável pelo Comitê Setorial da ABRAFAC, a ideia da colaboração é auxiliar na estruturação dos profissionais de Facilities por segmento e, assim, discutirem as melhores práticas e criar indicadores de forma segmentada.
Uma rede Hoteleira tem em seu core business, algumas particularidades que permeiam em volta do apartamento, que é o maior ativo dela. Se ela não vender esse apartamento, no outro dia, ela já perdeu o valor. O Facilities faz parte desse processo porque a limpeza, a acomodação para o próximo hóspede, depende dessa estrutura. Sem uma organização de serviços, o apartamento não pode receber um novo hóspede, pontua.
Celso acrescenta que isso atinge toda a cadeia de infraestrutura de um hotel, como ar condicionado, chuveiro, alimentação, entre outros. Invariavelmente, se precisa de alguém ligado ao Facilities.
Dentro do universo hoteleiro não existe muito esse conceito e a ideia da parceria não é forçar isso. Mas queremos disseminar que algumas coisas realizadas no setor, são do ramo do Facilities, explica.
A aproximação das duas entidades, segundo o especialista, tem como objetivo promover essa troca de informações, entender melhor o modelo de negócio do setor de Hotelaria e como a ABRAFAC, representando o Facilities, pode impulsionar esse consenso e estruturar melhor o profissional que trabalhe em ambos os setores.
O nosso objetivo é que os profissionais de Facilities participem dos debates que serão realizados nos eventos da ABIH-SP, afirma Celso.
Aprendizado
O perfil hoteleiro tem uma peculiaridade muito valorizada no mercado corporativo: a hospitalidade. Quem é desse mercado, sabe a importância de uma boa recepção e de um bom tratamento.
Em termos corporativos, com o mercado bem competitivo, o desafio do RH é a atração e retenção de bons profissionais. Cabe ao Gestor de Facilities propiciar essa boa relação com os colaboradores, o que pode angariar ganhos estratégicos. Por isso, é interessante aprender com esse setor que tem experiência nessa ação voltada para acomodar pessoas.
Com certeza, isso é um diferencial para os Gestores de Facilities. Ter esse viés no cliente interno e com as pessoas que ele atende no dia a dia, conclui Celso.