REFORMA TRIBUTÁRIA E A HOTELARIA

ABIH Nacional tem seus pleitos atendidos e a hotelaria é incluída na reforma tributária

Após muito debate no Congresso Nacional, o texto-base da reforma tributária foi aprovado, no dia 6 de julho, pelo plenário da Câmara dos Deputados em segundo turno, com resultado de 375 votos a 113. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional obteve uma grande vitória e conseguiu a inclusão dos seus pleitos na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 45/2019, que trata do tema. Isso indica que esse importante segmento do turismo brasileiro, grande gerador de emprego e renda, promotor do desenvolvimento e de mudanças sociais e econômicas, hoje, é encarado como uma indústria por aqueles que fazem as leis em nosso país.

O resultado mostra também que o diálogo entre os legisladores e os representantes dos meios de hospedagem independentes, liderados pela ABIH Nacional, foi fundamental para encontrarmos as melhores soluções que pudessem atender aos interesses do país, proporcionando mais competitividade e colocando nossa hotelaria em sintonia com os demais destinos turísticos pelo mundo.

Sempre defendemos a busca por um modelo de atualização tributária em que aqueles segmentos que empregam mais, como a hotelaria, pudessem ser beneficiados, gerando assim um ambiente de empregabilidade e incentivo aos investimentos no setor. Para a conquista desse objetivo, mobilizamos 50 hoteleiros que estiveram em Brasília e foram recebidos pela maioria dos deputados para debater sobre a importância da inclusão dos pleitos dos meios de hospedagem na PEC da reforma tributária.

A interação com os deputados foi muito importante para essa conquista e será sempre fundamental para melhorar o ambiente de negócios do país. Por isso, em nome da ABIH Nacional e todos os hoteleiros independentes, gostaria de agradecer nominalmente ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira,  aos 11 deputados do Grupo de Trabalho sobre a reforma tributária: Aguinaldo Ribeiro, relator; Reginaldo Lopes, coordenador; Mauro Benevides; Saullo Vianna;  Sidney Leite; Adail Filho; Jonas Donizette; Luis Philippe; Victor Lippi; Ivan Valente; Tabata Amaral; Newton Cardoso e Glaustin Fokus, ao nosso amigo, ex ministro do Turismo e deputado federal, Marx Beltrão e a todos os demais deputados federais que se empenharam e votaram favoravelmente à reforma reconhecendo a força da hotelaria nacional.

Manoel Cardoso Linhares, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional

SAIBA MAIS

Publicações relacionadas