Foi discorrido sobre o histórico das conquistas dos portadores de necessidades especiais para ter os direitos assegurados.
“O avanço da legislação é a principal ferramenta que dispomos”, pondera. “A tecnologia está disponível, cabe aos agentes públicos e técnicos aplicá-las”. Para Edisson Passafaro a sociedade ainda não se deu conta do tamanho do contingente que os portadores representam. “São milhões de brasileiros impedidos de exercer a plena cidadania, e em alguns casos as soluções para isso são muito simples, uma rampa de acesso, um cardápio em braile" aponta.
E ainda mostra uma solução e esperança: “Já para algumas situações a solução é a denúncia junto ao Ministério Público, que precisa se tornar simples assim, nós precisamos aprender a usar os mecanismos legais que estão a nossa disposição, e para isso a conscientização é fundamental.”
Quanto ao setor de turismo e hospedagem, o atendimento da legislação acaba se tornando um diferencial ao produto turístico: “Não são somente facilidades de acesso e locomoção para quem dispõe de alguém que possa nos acompanhar. O que se quer e busca é a plena autonomia!”
A ABIH – Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis oferece consultoria gratuita aos seus associados para que os mesmos possam fazer a adequação necessária nos estabelecimentos.
Realização: ABIH
Apoio: ARC&VB, AHAR e Prefeitura de Atibaia.
O link da publicação é: https://www.atibaiaeregiao.com.br/noticia/234/palestra-sobre-mobilidade-urbana-e-inclusao-social
Fonte: https://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=28920&ed=Social&cat=Not%EDcias