PORTAL RADAR
Uma das mais tradicionais entidades do mercado de turismo, a ABIH-SP, aos 65 anos, está mais vigorosa do que nunca, agregando redes hoteleiras e hotéis independentes em torno de parcerias que promovam o turismo no Estado e em todo o Brasil.
Depois de ser anfitriã do Conotel, ciente de seu compromisso social e como membro do Conselho Estadual de Turismo, a entidade fez esta semana um balanço de suas atividades no primeiro trimestre de 2015 e destaca diversas atividades importantes como assumir uma cadeira no Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau e outras de caráter institucional, técnico e político descritas abaixo.
O novo secretário de turismo do estado, Roberto de Lucena, juntamente com o Conselho Estadual de Turismo, tem a visão de criar um planejamento estratégico para promover o turismo em 4, 10 e até 50 anos e para isso criou uma comissão para sintetizar as propostas e premissas de todas as entidades. A coordenação desta comissão é da ABIH-SP.
A recém-criada Frente Parlamentar mista de apoio ao turismo, integrando Senado e Congresso, presidida por Herculano Passos, parceiro de longa data da ABIH desde as articulações da Câmara da Copa em 2008, estará trabalhando em conjunto para apresentar e defender a hotelaria e o turismo no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.
Do ponto de vista institucional a parceria entre ABIH-SP e Aprecesp tem se consolidado a cada ano e em 2015 conta com novos projetos como o da Tela Interativa onde é possível transmitir informações turísticas das estâncias, do turismo e a hotelaria na cidade.
Outro projeto junto com a Aprecesp, este já em andamento, é o do evento itinerante Turismo como Fatos de Desenvolvimento Econômico e Social que deve seguir abrindo oportunidades de integração entre hotéis
ABIH-SP lidera junto com ABNT Associação Brasileira de Normas Tecnicas, a criação de uma campanha envolvendo o IDT/Cema na disseminação do Selo de Acessibilidade ao trade turístico nacional.
Estudos para criação de um Selo de Acessibilidade no Mercosul também.
Na edição da Equipotel que será realizada em setembro, a ABIH-SP será responsável pela coordenação de uma área de grande expressão dentro da Feira, apresentando todas as ferramentas de acessibilidade para a hotelaria e o turismo. A ação também inclui a Abradef Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Pessoas com Deficiência, promovendo o desenho universal e outros benefícios didáticos como palestras e treinamentos.
O Conotel, realizado agora em março, foi prestigiado por hoteleiros do Estado de São Paulo que participaram juntamente com representantes do trade de turismo nacional e diretores das ABIHs regionais, de painéis repletos de conteúdo que traduziram bem o tema do evento: Tradição e Modernidade.
A sensação do evento foi a participação do ex-jogador de vôlei, Giba, que está investindo no setor de turismo e se associou à plataforma Gestour. Guilherme Paulus, José Fernandes e seu Campo dos Sonhos e o economista Ricardo Amorim também foram atrações do evento.
A plataforma Gestour é um portal interativo de serviços de turismo e a ABIH-SP será responsável pela coordenação do centro de distribuição e comercialização deste projeto junto a hotelaria do estado de São Paulo.
Durante o Conotel, ainda, ABIH Nacional e ABHI-São Paulo ainda aderiram ao movimento Acorda Brasil liderado pelo ex-garoto propaganda da C&A, Sebastian, que visa promover o lado bom do Brasil.
Em sintonia com a Abracorp Associação Brasileira das Agências de Viagem Corporativa, está sendo ampliado o projeto BtoB visando integrar especialmente os pequenos meios de hospedagem ao grande mercado corporativo.
Liderado pela ABIH-SP, a ação coletiva impetrada pela Trend Coffone, de recuperação de diversos impostos da hotelaria foi aprovado em primeira instância. Até o final do ano a hotelaria do estado de São Paulo estima recuperar aproximadamente 1 bilhão de reais em impostos retroagidos nos últimos 5 anos.
Está prevista ainda no primeiro semestre a realização do seminário sobre Turismo como Fator de Desenvolvimento Econômico com o Codivar, consórcio que integra as 25 cidades do vale do ribeira.
ABIH-SP também já realizou a primeira reunião do comitê de segurança coordenado pelo Coronel Adilson, da On Time, com a presença de diversas entidades do trade (SPCVB, SPTuris, Senac, redes hoteleiras, AnhembiMorumbi, entre outras). A ação visa estimular ações de segurança preventiva e corretiva em todos os setores da hotelaria.
Durante Assembleia do Conselho Deliberativo, ABIH-SP oficializou a pré-candidatura de seu presidente Bruno Omori à eleições de nova diretoria da ABIH Nacional, que ocorrerá em novembro. Amparada no sucesso das parcerias e ações da regional paulista, a plataforma de Omori visa integrar todos os projetos e planejamento regional e ampliar a atuação internacional da ABIH Nacional e defender o interesse da classe.
Através de seu presidente Bruno Omori a entidade foi homenageada na Câmara Municipal de São Paulo na premiação Homem de Destaque 2015.
Foram promovidas e estreitadas relações políticas e institucionais em audiência com diversos deputados como Herculano Passos, Valter Ioshi, Alex Manente, KeikoOta, Célia Leão, Edmir Chedid, Itamar Borges e Luiz Turco, discutindo ações ligadas a prejetos federais e para o estado.
Audiências com o ministro dos Esportes sobre questão das Olimpíadas no Estado e integração do esporte com o turismo e audiência com o ministro Vinícius Lages, do turismo, bem como diversos prefeitos estiveram na agenda do primeiro trimestre da entidade, visando promover a hotelaria com o poder executivo e legislativo.
A ABIH-SP recebeu homenagem internacional da Universidade Nacional de San Martin, do Peru, pela contribuição ao Desenvolvimento da cultura, educaçãoa e formação de novos profissionais com responsabilidade social e sustentável.
Até o final do ano, devem ser realizadas 8 reuniões setoriais no interior de São Paulo. A expectativa de Omori é um crescimento no número de associados de 50% em relação ao atual, estimando a taxa de ocupação média/ano de 62,5%. E crescimento estimado de no máximo 1,5% no faturamento, podendo permanecer estagnado por conta da macro-economia.
Hoje o Estado conta com 182 mil uh, 2550 meios de hospedagem, emprega 105 mil trabalhadores diretos, 140 mil hóspedes ficam hospedados em algum hotel do estado de São Paulo, estima-se um crescimento e estagnado. Podendo chegar a faturamento anual em diária de 7,42, bilhões em 2015 e aproximadamente 1,5 bilhões em alimentos e bebidas em 2015, estimativa.