Em audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara realizada no dia 9 de novembro na Câmara dos Deputados, foi apresentada o canal TV Trip Brasil, canal de televisão cuja programação será 100% sobre o segmento de turismo. Presidente da Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo) e secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Bruno Omori disse que o canal já está no On demand de algumas tevês por assinatura e a partir de março de 2017 deve estar na grade de programação de todas as tevês por assinaturas do Brasil e do mundo.
Presidente da Comissão e a Frente Parlamentar Mista de Turismo, o deputado Herculano Passos (PSD-SP), que conduziu a audiência, disse sem divulgação, o turismo não consegue crescer. Segundo ele, considerando que a televisão é um dos meios de comunicação que atinge um público maior, a TV Trip Brasil será uma excelente ferramenta de promoção do setor.
Um canal promovendo e divulgando o segmento integralmente vem ao encontro do resultado de uma pesquisa recente divulgada pelo Sebrae, que revela que o sonho número um do brasileiro é conhecer seu próprio país, afirmou Passos.
Marcelo Gomes, CEO da TV Trip Brasil, apresentou 2 vídeos do perfil do canal e de lideranças do governo, além de trade turístico sobre a importância do meio de comunicação como diferencial de divulgação do turismo do Brasil para os brasileiros e outros países.
Com 30 anos de experiência na produção de TV, Gomes explicou que se trata de um canal multiplataforma (tv por assinatura, portal, aplicativo de celular, on demand) previsto para entrar no ar em novembro on demand, em diversas operadoras em tv por assinatura e com transmissão via satélite a partir de março com canal exclusivo em todas as TVs por assinaturas.
Temos por lema educar, informar e entreter, disse ele, afirmando que elaboramos uma grade versátil, cuja programação terá mais de 90% de destinos brasileiros. Queremos dar visibilidade a riquezas e belezas do Brasil, que ainda permanecem desconhecidos por falta de divulgação, explicou, acrescentando que nós realmente acreditamos que a massificação, a continuidade e o profissionalismo, com o apoio desta Casa, serão determinantes para fazermos a diferença.
24 horas Bruno Omori destacou o trabalho da Comissão de Turismo da Câmara e elogiou a iniciativa da TV Trip Brasil. O fato é que o Brasil, a partir da TV Trip, passa a ter um instrumento promocional do turismo sem precedentes, ressaltou Omori, que apresentou números da hotelaria e do turismo no Brasil e no Mundo com as potencialidades de crescimento do setor.
Segundo ele, assim como existem canais de TV especializados em esporte, como a ESPN, o Sportv e outros, a TV Trip Brasil terá uma grade de programação que abordará o turismo 24 horas por dia, com a possibilidade de abordar aspectos técnicos, mercadológicos e do turismo para mais de 22 milhões de expectadores no Brasil e na América Latina em todas as TVs por assinaturas do Brasil e com a difusão internacional nas principais TV por assinaturas em países da América Latina e até no EUA.